UMUARAMA-Secretaria de Educação forma mais professores para nova etapa do JEEP

Professores atuarão no Programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos

0 37

A Secretaria Municipal de Educação ofereceu, em parceria com o Sebrae, formação para os professores do 4º ano do Ensino Fundamental que atuarão no Programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEEP) em 2019. A preparação aconteceu em duas etapas – dias 2 e 30 de maio – envolvendo apenas professores que ainda não haviam recebido formação nos anos anteriores para esta importante iniciativa educacional.

Mais de 200 professores da Rede Municipal estão formados para aplicar o projeto em sala de aula. Neste ano serão atendidos 1.055 alunos do 4º ano em 21 escolas municipais. De acordo com a Coordenação Educacional de Projetos, o JEEP será iniciado em sala de aula ainda em junho e o encerramento está previsto para outubro.

O projeto leva os alunos a pensar o empreendedorismo em um sentido amplo, sistêmico e saudável, “como um estilo de vida que acompanha o seu crescimento pessoal, e não apenas voltado à iniciativa empresarial”, aponta a coordenadora educacional da Secretaria de Educação, Dalva Teodoro de Azevedo da Silveira.

O JEEP favorece de diversas formas a participação da comunidade e da família na escola, além de contribuir para a melhoria do contexto social e ambiental do aluno. “A comunidade pode auxiliar os professores nas atividades com os alunos, na confecção de produtos e serviços nas oficinas propostas, doação de materiais que normalmente são descartados, mas que no projeto ganham novas formas, utilidades e valor comercial, e depois adquirindo os projetos e serviços”, explicou a secretária de Educação, Mauriza Lima Menegasso.

Para o 4º ano a atividade proposta é a criação de uma locadora de produtos – como livros, gibis, brinquedos, vídeos, etc. No processo, as crianças vivenciam as várias fases do desenvolvimento da ideia, como planejamento, busca dos materiais, organização, produção e a comercialização, bem como a utilização dos lucros.

Na formação, o consultor Eraldo Luiz Pasquini, contratado pelo Sebrae, trabalhou com os professores os passos para o plano de negócios e também o comportamento empreendedor. “Há mais de 10 anos abordando esse projeto, já vimos muitas transformações proporcionadas na vida dos alunos, de suas famílias e até dos professores, conforme relatos recebidos”, afirmou.

Fonte: PMU

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.