Com clima adverso, plantio da safra 2019/20 segue lento nos EUA

0 90

As recentes chuvas observadas no Meio-Oeste dos Estados Unidos estão mantendo o ritmo do plantio da safra 2019/20 abaixo do registrado nos últimos anos. O cenário ficou evidente no relatório de acompanhamento de safras do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), reportado no final desta segunda-feira (20).

No caso do milho, a semeadura evoluiu de 30% para 49% em uma semana. Contudo, o índice plantado até o momento está bem abaixo do indicado no mesmo período do ano anterior, de 78% e da média dos últimos cinco anos, de 80%. A expectativa dos participantes do mercado era que o departamento indicasse o cultivo do cereal completo em 50% da área prevista para essa temporada.

“Apenas nove dos 18 principais estados produtores plantaram pelo menos metade de sua safra de milho até o momento, incluindo Colorado, Iowa, Kansas, Kentucky, Minnesota, Missouri, Nebraska, Carolina do Norte, Tennessee e Texas. Indiana encharcada de chuva plantou 14% da área e em Ohio, o cultivo ficou em 9%, os estados fizeram o menor progresso”, reportou o site internacional Farm Futures.

O USDA ainda informou em seu boletim que 19% da safra de milho já emergiu. Em igual período de 2018, o índice era de 47% e a média dos últimos cinco anos é de 49%.

Soja

Do mesmo modo, a semeadura da soja no país também caminha lentamente. Até o último domingo, apenas 19% da área prevista para essa safra havia sido plantada com a oleaginosa. No mesmo período de 2018, cerca de 53% da área já estava plantada e a média dos últimos cinco anos para o intervalo é de 47%. Os analistas acreditavam em um plantio completo próximo de 22%.

“Cinco estados, Illinois (9%), Indiana (6%), Missouri (9%), Ohio (4%) e Dakota do Sul (4%), fizeram apenas um dígito de progresso de plantio até o momento”, ainda segundo informações do site Farm Futures.

Para a oleaginosa, o USDA apontou o índice de emergência em 5%, frente aos 24% reportado em 2018. A média dos últimos cinco anos para o período é de 17%.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.